sexta-feira, 6 de março de 2009

Ainda os Musicais

Espetáculos de teatro musical marcam o mês de março com excelentes opções de continuações e estréias no Rio de Janeiro. Hoje no Teatro Clara Nunes (Shopping da Gávea) começam as exibições do musical Avenida Q, do Claudio e do Charles. Na quarta-feira, foi a vez da versão nacional de They're Playing Our Song, "Essa é a nossa canção", no Maison de France, estrelado por Tadeu Aguiar e Amanda Acosta.

Continuam em cartaz Tom e Vinícius (com ingresso a R$ 1,00 neste domingo - a bilheteria abre às 17 horas) e no Fashion Mall, Gloriosa, espetáculo com Marília Pêra, que conta momentos decisivos e reais da vida da "cantora" americana Florence Foster Jenkins.

A dupla muito adequadamente apelidada "onipresente" por alguns críticos, Claudio Botelho e Charles Moeller, também amplia suas ações em São Paulo, para onde levaram seus sucessos autorais Sete - O Musical e Beatles Num Céu de Diamantes. No pacote, os paulistanos ainda vão encontrar Sassaricando e A Noviça Rebelde, com estréia prevista para Abril.

Bem, depois dessa sessão de posts sobre teatro musical, vou ver se dou um tempo para falar de outras questões relacionadas ao canto. Até lá!

O Despertar da Primavera - Audições


A versão brasileira do musical americano "Spring Awakening" já traz uma grande inovação que marcou 2008 no mercado de espetáculos musicais: o emprego de um elenco predominantemente jovem (em torno de 16 a 20 anos). Nada que se compare, é verdade, ao elenco de 13 atores de 13 anos do musical "13 - The Musical", em cartaz na Broadway nesta temporada de 2008/09, do grande compositor Jason Robert Brown.

Outra inovação do Spring Awakening brasileiro é a forma como está sendo conduzida a seleção. Foi criado um perfil do musical no site de relacionamentos My Space, para onde os candidatos deverão enviar seus próprios perfis contendo foto ou vídeo de suas performances. Em seguida, deve-se solicitar ser adicionado no perfil do musical.

Será que é isso mesmo? Confesso que fiquei na dúvida se esta é uma iniciativa oficial da dupla Moeller e Botelho, mas, parece ser uma forma de se relacionar com o público de forma mais adequada, valorizando o meio digital através dos tão adorados sites de relacionamento.

CLIQUE AQUI para acessar o site.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Hairspray - Audição


A produção do musical Hairspray publicou um "hotsite" com todas as informações para envio de material dos candidatos às audições.

O prazo máximo para entrega de material é 08 de março e deve ser feita pelo correio (não entendi, mas, claro que devem ter lá seus motivos). O endereço e demais informações encontram-se no endereço http://www.hairspray.com.br/audicoes/

No hotsite você encontrará também uma lista de músicas que deverão ser executadas pelos candidatos. Basta clicar aqui para ver a lista de candidatos masculinos e aqui, para as meninas. Esta também parece ser uma nova tendência, a de propor (ou seria impor?) músicas para os candidatos às audições. Se por um lado pode abalizar os critérios da banca examinadora, limita as opções dos candidatos e torna o processo de escolha da música menos baseado na adequação da voz.

A utilização de "peças de confronto" faz a coisa parecer um concurso de canto, onde este recurso é bastante utilizado. Só não se se se mostra adequado pois, audição é audição. Concurso é concurso. Tudo bem que para muitos é um verdadeiro prêmio poder participar de uma produção de Teatro Musical, então...

A montagem brasileira contará com a direção de Miguel Falabella e há rumores de que Edson Cellulari fará o papel desempenhado por John Travolta no filme (o de Edna Turnblad, mãe de Tracy). No elenco, também no âmbito dos rumores, fala-se da presença de outros atores já definidos. Parece que as audições serão somente para coro mesmo... vamos ver.