quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Um Carnaval de Cantores

Puxa, vida. Alguns posts atrás, disse que nem curtia muito carnaval, mas, não é que resolvi comemorar esse ano? Pelo menos ao meu jeito, ou seja, manifestando prazer em exaltar o trabalho de grandes cantores de samba como é o caso de Pepê e Fefeu, que mandam bem demais nas melhores programações de samba do Rio de Janeiro. Mais tarde estarei lá no Centro Cultural Carioca acompanhando a maratona dessa semana, que começou ontem prá eles.


O texto abaixo foi extraído do Blog "Botequim da Lapa", de Marceu Vieira.

Carnaval tem duas caras

Este pré-carnaval da Lapa não tem uma cara. Tem duas. Nos bailes das casas do bairro boêmio, só dá a dupla Pedro Paulo Malta e Alfredo del Penho, cantores que tanto brilham em "Sassaricando", o ótimo musical das marchinhas, de Rosa Maria Araújo e Sérgio Cabral, pai.

Logo mais, os dois cantam no bailão do Rancho Flor do Sereno, no Clube dos Democráticos. Amanhã, animam o grito de carnaval do Centro Cultural Carioca. Quinta, comandam a noite de marchinhas no Trapiche Gamboa. Sexta, é com eles a folia na nova casa Mal do Século. E por aí vai.

Viva Pedro Paulo! Viva Alfredo! Olha os dois lá em cima (Alfredo à esquerda, Pedro à direita).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Cronologia das Cantoras Brasileiras


O site da Revista Veja publicou uma linha do tempo muito bem feito sobre cantoras brasileiras. Claro que vale à pena dar uma conferida nele. Também é claro que estão faltando nomes importantes para a construção da cultura musical brasileira. Talvez não tenha sido a intenção da Editora Abril, mostrar neste quadro um apanhado relevante e profundo, mas, como há muita gente esquecida por aí, vale à pena relembrar os nomes destas grandes cantoras de tempos atrás até a atualidade.
Na imagem ao lado, tomei a liberdade de dar uma adiantada nas figuras que você irá encontrar no infográfico de Veja e homenageio uma grande cantora da atualidade, nossa querida Soraya Ravenle.