sábado, 1 de março de 2008

A Voz "Anda" Pelo Corpo


A foto ao lado ilustra uma invenção relativamente "antiga" dos japoneses. Um aparelho de telefone celular. Isso mesmo. É o Yubi-Wa, da DoCoMo. Mas, onde está o visor? E o teclado? A resposta (dos japoneses) é simples: no próprio corpo. Na ilustração é mais fácil compreender. O aparelhinho, preso ao dedo como um anel, recebe e transmite sinais e comandos através de vibrações sonoras via óssea. Colocando o dedo no ouvido, você pode escutar quem está falando com você. Batendo o dedo polegar no indicador ele atende a uma ligação, pode desligá-la ou discar um número. Claro que esta invenção tem utilidades específicas. Serve para resolver o problema de falar em locais barulhentos (particularmente, em locais barulhentos eu nem atendo telefone, mas...).

O que isso tem a ver com a voz? Tudo. Isso vem demonstrar mais uma vez que o som que produzimos e que sentimos, é percebido pelo nosso corpo através de ondas sonoras que se propagam via óssea, conduzindo-o até nossos ouvidos. Ou seja: o corpo fala (e canta!).

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Nova Orquestra de Minas Gerais


Na quinta-feira passada (21/02/2008), fui a Belo Horizonte a convite da Pauta Produções Artísticas (obrigado, Inês Schachter) conferir de perto a mais nova iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, a estréia da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - OSEMG.

O evento foi, sem dúvida, um sucesso, lotando o Palácio das Artes, onde foi apresentada a 9ª Sinfonia de Beethoven. Na foto, os solistas: Adriana Clis (Mezzo-Soprano), Lício Bruno (Baixo-Barítono), Gabriela Pace (Soprano) e Martin Muhle (Tenor). Estes, deram um espetáculo à parte. Estão de parabéns também o Governo do Estado de Minas Gerais - pela iniciativa de incentivar o desenvolvimento da música no Estado, com um corpo artístico de excelente nível, o maestro Fábio Mechetti e todos os instrumentistas e coristas que participaram deste espetáculo. Quem ganha é a música e a cultura do nosso país.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Concurso de Canto "Jaume Aragal"



Nos dias 15 e 16 de março, o Theatro São Pedro (SP) sediará as eliminatórias do Concurso de Canto "Jaume Aragal", que será realizado ente 14 e 23 de maio em Sabadell (Barcelona/ESP).

Clique AQUI para baixar o regulamento, AQUI para baixar a ficha de inscrição e AQUI para ler a carta de Jaime Aragal convidando para este concurso. Se desejar um cartazete para fixar na sua escola, clique AQUI.