sábado, 1 de dezembro de 2007

Um dia é da arara, outro é do cantor.

E aí, leitores do blog Curupaco! Saudades de vocês! Voltei aqui prá dar meus "curupitacos", pois, tenho voado muito por aí, "aconselhando" alguns cantores sobre como serem mais inseguros, medrosos e instáveis, pois, como sabem, esse é o meu prazer.

Então, é exatamente sobre isso que quero falar. Algo muito triste que me aconteceu. O Leo Lodi já falou sobre preparação de cantores para audições de musicais, peças te teatro, shows etc, né? Li isso outro dia, mas, não estava nem acessando direito a internet naquela época, ocupada que estava com as audições da Noviça Rebelde. Gente, quanto rebuliço! Gente de todo lugar veio pro Rio cantar pro Cláudio e o Charles. Eu amei de paixão aquele clima! Muito requisitada que estava, não tinha tempo prá nada, gente! Mas, acho que fiz bem meu papel, mostrando direitinho pros candidatos os momentos em que iam errar, suas falhas e defeitos, afinal, eu tou aqui prá isso, né?

Entretanto, teve uma turma que nem me deu bola e fiquei muito chateada. Fiquei muito chateada com o pessoal do Voz Plena que fez as audições, principalmente a Mirna Rubim, Ana Zinger e o Guilherme Héus. Me ignoraram completamente e, mesmo com toda a ansiedade que envolve o clima de audições para um musical, conseguiram bons papéis como o de Madre Superiora (Mirna Rubim), Irmã Margherita (Ana Zinger) e o Guilherme estará no "elenco celibatário" da montagem, no papel de padre!

Não entendo esse pessoal. Apesar de ter passe livre no Voz Plena, às vezes penso que ninguém lá me ouve. A Júlia Bernart por exemplo encarou sua primeira, isso mesmo, primeira audição na vida! Tem só 18 anos ela e nem me deu ouvidos! Resultado: será uma das filhas do Capitão Von Trapp no musical, a Luísa. O que está aconteceeeeendo??? O mesmo aconteceu com a Maria Netto, vai ser a Liesl. E teve mais um tantão de gente que se preparou com os professores do Voz Plena e que estará no elenco formando o coro.

Essa gente não ouve meus conselhos, definitivamente... "chuif"!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

"É impossível ser feliz sozinho". Cantores então...


Esta é para você que é cantor ou cantora - ou pretende se tornar um(a).

Seja do tipo que sai por aí cantando intuitivamente (prá ver se algum produtor repara seu talento) ou que já tem um trabalho bem definido e planejado, pense comigo: como aumentar a visibilidade do seu trabalho visando, principalmente, atingir novos mercados, descobrir novas possibilidades, com qualidade, inovação e por aí vai?

Há dez minutos atrás, minhas melhores (e sensacionais) idéias sobre como diversificar e fazer novas descobertas musicais estava limitada a compor ou produzir algo que pudesse ser publicado em gravadoras virtuais ou em meu próprio Blog ou site, visando divulgar o trabalho na rede. Foi desses dez minutos prá cá, que me permiti ampliar muito alguns dos meus horizontes, motivado pela notícia publicada no site do Jeremy - o Vocal Process.

O CONCEITO
O que você acha de iniciar o trabalho, cantando composições próprias ou de amigos, com acompanhamentos bem simples (piano ou violão, ou à capela) para que outras pessoas (os colaboradores) façam arranjos remixados tendo como base sua simples (muitas vezes tosca) gravação inicial? Será que isso vai dar certo? Se você gostou da idéia, fique à vontade para curtir o que o Calendar Songs oferece sob o slogan:

"I write one song a month. You remix and feedback. We make a record."


O RESULTADO
"CalendarGirl" é a intérprete única do site. Sua voz está presente em todas as versões e já obteve um total de 240 remixes (até hoje). São contribuições de diversos arranjadores virtuais sobre suas interpretações, que se utilizam de três arquivos gravados em MP3: voz separada do acompanhamento, acompanhamento e trilha mixada. Tem coisas muito legais, mas, o que importa mesmo, é que a "Garota Calendário" inova ao utilizar-se deste meio cheio de possibilidades que é a internet, ao propor a colaboração de desconhecidos, gente que nunca viu na vida, de toda parte do planeta, para interferir nas suas canções.

O resultado pode ser conferido no site dela www.calendarsongs.com. Particularmente, o simples fato de ser um site colaborativo é motivo suficiente para eu gostar, mas, não é que tem coisas muito legais lá?

Vá e veja, mas, não se esqueça, essa é a palavra do momento: colaboração.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

"As vozes da MPB já não são mais as mesmas". Será?

Reproduzindo o texto do Leandro Souto Maior, blogueiro do JB:

" Procura-se uma boa cantora. Afinada, com uma voz única. É Da Mata, Aydar, Sá, B, Estiano, Leitte, tudo a mesma coisa. O mesmo timbre, a mesma abordagem, nada de novo, nada de surpreendente.

E além de afinada e com uma voz única, que tenha um repertório de boas músicas. Porque não adianta ter uma ótima voz se estiver a serviço de um repertório chato e irrelevante. Taí Duncan e Carolina. E não adianta citar Maria Rita, que é boa, mas um filme que a gente já viu, e melhor feito.

Foi-se mesmo o tempo que tínhamos Gal, Bethânia, Elis, Clara, e tantas outras, produzindo e criando pérolas, cada uma com uma quantidade de informações únicas.

Repito e fico com o que li se não me engano no Agamenon. Tim Maia é do tempo que os cantores eram feios e cantavam bem e boas músicas. Hoje os cantores são bonitos, cantam mal e são chatos pra caramba."

O q vc acha?