quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Música nas Escolas.

Muita gente está recebendo há tempos uma mensagem comentando o projeto de lei que trata da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica nas escolas brasileiras. Quem tiver dúvidas ou quiser acompanhar o processo, pode fazê-lo clicando aqui. Você será direcionado para um link da página oficial do Senado. Clique em "texto final" para ler a proposta de Roseana Sarney na íntegra. O projeto diz respeito também ao ensino do canto e suas diversas modalidades, valorizando sempre a cultura brasileira.

Cantando desafinado... e fazendo sucesso!


Imagine um show onde o cantor não só desafina, mas, desafina muuuuito! Este é o caso de "intérpretes" como Alison Jiear, Darlene Edwards e a hors concours Florence Foster Jenkins (FloFloJen, para os mais próximos). Esta última, uma mulher muito afortunada (financeiramente falando), resolveu bancar seu sonho de cantora e pôs seus dotes a bancar os registros fonográficos (no CD "The Glory of Human Voice" das suas obras preferidas do repertório lírico. O resultado, são verdadeiras pérolas interpretativas de Der Hölle Rache (ária da Rainha da Noite, da ópera A Flauta Mágica, de Mozart) e Ach, meine Herr'n... Mein Herr Marquis, dentre outras surpresas. No video que está linkado, não é ela quem canta, mas, uma versão, digamos, moderna. Já Darlene Edwards traz consigo Jonathan, um pianista tão ruim (ou pior) que ela. No repertório, clássicos da música americana interpretados como você nunca viu. Por fim (quem dera fosse o fim), Alison Jiear - como pronuncia isso? - que nesse filme, mostra exatamente como não cantar a música brasileira ("On Note Samba"). Segundo a legenda, fica claro seu orgulho (dela) em cantar fora do tom. Divirta-se... ou não!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Masterclasses para Cantores Líricos


Atenção, cantores líricos. Esta parceria já gerou como resultado um Rigoletto em Curitiba e, certamente, ainda vai dar mais frutos. Torcemos por isso, pois, o Brasil tem muito o que desenvolver para qie se crie uma cultura sólida para a prática canto lírico com bons cantores, bons mestres, boas escolas e, por fim, um bom mercado de trabalho.

Segue:

O Teatro Guaíra oferece Master Class para artistas líricos.

O Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com o Conservatório de Música de Adria, Itália, oferece gratuitamente cursos (Master Classes) para aperfeiçoamento de cantores líricos, pianistas e maestros substitutos.

A Tela Lírica é composta por dez (10) módulos, ministrados por professores italianos do Conservatório de Adria, que estarão no Paraná exclusivamente para aperfeiçoar artistas brasileiros.

O Conservatório de Adria mantém um curso regular com duração de três anos. No entanto, os estudantes brasileiros que freqüentarem todas as etapas das Master Classes do Teatro Guaíra, terão a chance de dar continuidade aos seus estudos musicais na Itália, já que os módulos aqui realizados serão considerados como créditos do primeiro ano do curso completo.

Inscrições:

São ofertadas vinte (20) vagas para cantores, dez (10) para pianistas e maestro substituto e dez (10) para cantores ouvintes, nos módulos de Interpretação Cênica.

As inscrições podem ser feitas, via postal ou pessoalmente, até o dia 15 de fevereiro de 2008, na Coordenação da Orquestra Sinfônica do Paraná/Centro Cultural Teatro Guaíra, sito à Rua XV de Novembro, 971, CEP 80060-000, Curitiba, Paraná. O expediente deve ser enviado em nome da Diretora Presidente, Sra. Marisa Villela.

Para a inscrição e pré -seleção dos interessados, serão necessários:
• Dados pessoais de identificação do artista (nome completo, RG, endereço, telefone e e-mail);
• CD ou DVD com registros de apresentações realizadas.

Os que forem selecionados nessa primeira etapa, deverão se apresentar nos dias 23 e 24 de fevereiro a uma Banca Examinadora, indicada pela Diretoria do Teatro Guaíra, para a seleção final.

Ao término de cada Módulo, os participantes apresentarão audições musicais no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Aqueles que mais de destacarem terão também a oportunidade de serem futuramente, selecionados para as produções operísticas do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Master Class:

De 25 de fevereiro a 01 de março: Técnica Vocal, Interpretação e Maestro Substituto (Luisa Giannini e Alessandro Sangiorgi)

De 24 a 29 de março: Interpretação Cênica (Ítalo Nunziata)

De 21 a 26 de abril: Interpretação e Maestro Substituto (Andrea di Mele)

De 01 a 06 de maio: Interpretação, Maestro Substituto e Música Vocal de Câmara (Alberto Boischio)

De 09 a 14 de junho: Técnica Vocal, Interpretação e Maestro Substituto (Luisa Giannini e Alessandro Sangiorgi)

De 14 a 19 de julho: Interpretação Cênica (Ítalo Nunziata)

De 04 a 09 de agosto: Técnica Vocal e Música Vocal de Câmara (Luiza Giannini)

De 01 a 06 de setembro: Interpretação e Maestro Substituto (Massimiliano Carraro)

De 27 de outubro a 01 de novembro: Interpretação Cênica (Ludek Golat)

De 24 a 29 de novembro: Interpretação e Maestro Substituto (Giuseppe Carmarino).

Outras informações sobre o assunto, aqui e aqui ou pelos telefones: (41) 3304-7983 | (41) 3304-7993.