quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Dicas de saúde vocal nº 5

Caros amigos da voz!!

Pra vocês, o Dicas de Saúde Vocal Nº 5

No 1 - Evite falar demasiadamente!! As pregas vocais também sofrem fadiga. Se for inevitável o uso prolongado da voz, procure fazer um repouso vocal de pelo menos 30 minutos, poupando a musculatura fonatória.

O repouso vocal citado acima é o silêncio mesmo!! Separe um tempo para fazer silêncio!! É importante lembrar que repouso vocal efetivo é aquele momento em que ficamos calados, sem intenção de falar.



No 2 - Se você é alérgico, procure manter sua alergia sob controle com tratamento médico adequado, pois muitos problemas vocais têm como causas as crises alérgicas recorrentes.

Crises alérgicas recorrentes resultam em alguns incovenientes que muito atrapalham a vida do profissional da voz. Alguns deles são: estar quase sempre com as vias aéreas parcialmente obstruídas e inchadas, o que interfere muito na ressonância; presença constante de muco, que resulta no famoso pigarro; entre outros.


No 3 - Evite falar durante os exercícios físicos. Qualquer exercício de esforço muscular junto com a fala irá provocar sobrecarga na
musculatura fonatória.


A laringe também funciona como um esfíncter no momento da deglutição e quando fazemos força ou pegamos peso. As pregas vocais se fecham para, principalmente, proteger as vias aéreas. Falar nesses momentos de maior fechamento de pregas vocais é prejudicial à voz.
Além disso, a respiração deve estar concentrada na execução do exercício e não na fonação.

Aproveito para desejar aos leitores do Curupaco, um Feliz Natal! Antes da virada do ano, teremos mais uma edição das Dicas de Saúde Vocal.