terça-feira, 11 de maio de 2010

Vencedores do XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita

Quero publicar aqui a lista oficial dos vencedores, mas, infelizmente, o site oficial do concurso não a disponibilizou até esta data, a lista completa dos resultados conforme divulgado na página principal. A única menção que faz ao resultado é a que vem a seguir.

Essa desatualização apenas demonstra a falta de habilidade em tornar mais acessível a informação acerca das nossas óperas e concertos sinfônicos na mídia de massa, e isso não é prioridade apenas dos organizadores do Prêmio Carlos Gomes. Talvez por isso, não percebemos uma renovação e crescimento das platéias em um nivel que permita prever o crescimento em número e qualidade de produções no país.

Utilizar bem as mídias digitais disponíveis não é algo complicado hoje em dia. No caso deste Prêmio, houve a divulgação de uma transmissão ao vivo pela internet, mas minha experiência com a ferramenta revelou-se desastrosa. A instalação de um componente travou meu pc e acabei por não insistir, perdendo a premiação e a experiência de acompanhar ao vivo, do meu computador, toda a festa. Uma pena, pois torcia muito por algumas obras e artistas, que acabaram vencendo, é verdade, como no caso da Ópera A Menina Das Nuvens e da solista Gabriela Pace.

Mesmo assim, parabéns aos organizadores pelo esforço de manter viva a tão difícil arte de se fazer ópera no Brasil. Me orgulho muito por ter sido uma produção de Belo Horizonte a ter vencido nas principais categorias (Gabriela inclusive foi a protagonista). Estou certo de que, mesmo com os teatros municipais do Rio e São Paulo na ativa, o resultado se manteria, pois foi um espetáculo memorável e digno desta vitória.

Fica apenas a dica para que os produtores saibam utilizar melhor as ferramentas disponíveis pelas mídias digitais, tornando mais acessível a informação sobre a música lírica (principalmente o canto) no Brasil.



A ópera A Menina das Nuvens de Heitor Villa-Lobos, realizada no Palácio das Artes em Belo Horizonte, foi a grande vencedora da noite, tendo recebido 5 prêmios: Melhor Espetáculo de Ópera, Melhor Cenário para Rosa Magalhães, Melhor Iluminação para Paulo Pederneiras, Melhor Regente de Ópera para Roberto Duarte e Melhor Cantora Solista para Gabriella Pace. Site: http://www.premiocarlosgomes.com.br//.

Foto acima:
ALGOL EDITORA LTDA. | © Copyright - 2009