quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Este Blog Começa Aqui

Muito bem.

Tem alguém aí?

Alô.

Algum comentário? Até aqui, exatamente 10. Isso mesmo. Dos mais de 50 posts publicados até agora, só 10 pessoas fizeram suas "vocalizações" comentando os artigos, chamados para audições, críticas e divulgações de espetáculos.

Convidei para participar deste blog vários professores de canto e profissionais de outras áreas para falarem sobre assuntos diversos, sempre relacionados ao canto, como o dia a dia do cantor, suas dificuldades e as dos professores também! Técnica vocal, estilos, críticas etc, etc, etc. Até agora, como podem ver só eu e a Luciana Oliveira (minha fono mais querida) temos nos visto motivados a escrever a você, leitor do Curupaco. Tudo bem, não posso obrigar os colaboradores a ter esse trabalhão que é entrar no blog, digitando login, senha (mais uma senha, meu Deus!) e o escambau para daí escrever umas linhas, um comentário, uma curiosidade ou notícia.

Tudo bem! Estou então escrevendo para você (será que você existe?) para me comprometer com você: de agora em diante, seja qual for a sua dúvida sobre o canto - mesmo que pergunte "Leo, como é que se respira para cantar?" me esforçarei ao máximo em responder. Não é marketing pessoal, quero mesmo é ajudar as pessoas a compreenderem melhor as dificuldades que envolvem a arte de cantar. O Voz Plena foi criado pra isso. Não detemos o "grande conhecimento do segredo supremo da técnica vocal", como apregoam muitos professores de canto por aí, mas, sim, aprendemos todos os dias um jeito de despertar em nossos cantores uma forma de fazê-lo dentro dos melhores e mais avançados conceitos que envolvem a técnica vocal, compromissos entre estética e estilo, a "arte do canto", interpretação, trabalho corporal, cênico, fisiologia, ou seja, arriscaria dizer que TUDO sobre cantar!

Sendo assim, eu o convido a me desafiar. Vamos, pergunte. Mande um email para leolodi@vozplena.com e faça a sua pergunta. A mais descabida, cabeluda e instigante. Sendo sobre canto, EU PUBLICAREI AQUI a resposta e me comprometo a preservar a sua identidade também prá não pagar o grande mico de "perguntar uma coisa imbecil demais", coisa que, para mim, não existe. Perguntar é um sinal de inteligência. No Voz Plena aprendemos diariamente que a sua dúvida pode ser a de muitos e é por isso que eu estou aqui me comprometendo.

Até agora, tenho publicado TUDO o que acho interessante sobre o canto, as ferramentas existentes para ajudar cantores, divulgando audições para teatro musical e outros espetáculos, dando dicas, críticas e orientações. Blog é prá ser livre, por isso, este post vai assim mesmo, "no tapa", caso alguns dos colaboradores esteja ainda aguardando uma inspiração genial para escrever algo "interessante" sobre o canto aqui no Curupaco.

Este Blog começa oficialmente com este post. Se tem mesmo alguém aí, me diga o que quer saber sobre canto. Qualquer coisa. Técnica, estilo, repertório, ciência, astrofísica aplicada ao canto, yoga, patinação... eu buscarei a resposta com os especialistas caso não saiba responder. Gente como Felipe Abreu, Mirna Rubim, Caroll Mac Davitt, Martha Herr, Seth Riggs, Robert Edwards, Hubbert Noe, Ingo Titze, Richard Miller, Pavarotti, Elvis Presley, nenhum deles vai me negar uma resposta, tenho certeza.

Ficarei aguardando. E continuarei postando.

Em breve, algumas traduções muito interessantes do site/blog "ToreadorSong".

Um grande abraço.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


A BRAAPA está selecionando material para audições para o musical "ESTA É A NOSSA CANÇÃO" (THEY'RE PLAYING OUR SONG) de NEIL SIMON, MARVIN HAMLISCH E CAROL BAYER SAGER

Este musical foi exibido entre 1979 e 1981 e teve mais de mil apresentações na broadway, ganhando vários Tony, inclusive o de melhor musical, música e desenho de luz.

Enviar currículos e foto para o email: estaeanossacancao@terra.com.br

A produtora prevê para outubro as audições.

Aparentemente, a atriz Amanda Costa já está escalada para o elenco principal.

Bolsa na Alemanha

Estão abertas até 20 de outubro de 2008 as inscrições para o programa de bolsas do DAAD nas áreas de artes plásticas e música na Alemanha para o período 2009/2010.

São muitos os artistas brasileiros de renome mundial que já se beneficiaram deste programa: o maestro Isaac Karabtchevsky, o compositor Marlos Nobre, os músicos Hermeto Paschoal e Flo Menezes, o artista plástico Rubens Gerschman, entre outros.
Brasileiros com até 30 anos, graduados em artes plásticas, design ou música podem concorrer a uma bolsa de estu¬do complementar na Alemanha. O próprio candidato escolhe a instituição na qual gostaria de realizar o estudo e o pro¬fes¬sor mais indicado na área em que pretende se aperfeiçoar. O estudante não precisa necessariamente realizar um curso ou especialização que conceda um título acadêmico.
Os candidatos deverão apresentar amostras de sua produção artística recente (pinturas, desenhos, vídeos, esculturas e gravações musicais), conforme suas especialidades e as normas descritas no edital.
Na primeira fase da seleção, os candidatos passam por uma avaliação criteriosa realizada pelo DAAD. Os candidatos escolhidos realizam então uma prova na instituição de ensino alemã. Caso o bolsista não seja aprovado, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.
O programa tem duração de um ano, podendo ser prorrogado apenas em casos excepcionais. A bolsa inclui 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea, seguro-saúde, curso de alemão de quatro meses na Alemanha e pagamento de taxas universitárias até 500 euros. Para mais informações, confira o edital em http://rio.daad.de/download/Bolsas%20artes%20musica%2008.doc .
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento de quase 300 milhões de euros e mais de 55 mil fomentados anualmente.

DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Assessoria de Marketing e Comunicação
Marcio Weichert
Rua Teodoro Sampaio, 1020, cj. 1107
05406-050 – São Paulo – SP – Brasil
Telefax: +55 11 3083 3345
marcio@daad.org.br