segunda-feira, 21 de junho de 2010

Deixe o Sol Brilhar! Audições para o musical Hair, no Rio.

Muitos cantores passam algum tempo (meses, anos) à espera de uma audição para um espetáculo como este. O elenco é grande e a variedade de tipos também. Pode ser que as habilidades requeridas em canto nem sejam muito exigidas por haver muitas peças de conjunto e, a considerar o que temos visto por aí, os principais já estão previamente escolhidos. Entretanto, é bom não escorregar e caprichar na escolha da música.

Escolha algo que seja do repertório de teatro musical e que tenha a ver com as canções do espetáculo para o qual você está audicionando. Esteja seguro da música que vai cantar. Saiba ela de cór, de trás prá frente e de cabeça prá baixo (debaixo d'água também é bom!). ATENÇÃO: não indicamos cantar temas de pop/rock nacional, MPB ou algo que não tenha a ver com o estilo, logo, estude bem o musical, ouça a trilha sonora, veja tudo o que tiver no You Tube, 4Shared, Jukebox (é o que todo mundo faz!).

Leve a partitura que será executada por um pianista, ao vivo, sem dobrar ou colar. Leve folhas presas por um clips e deixe que o pianista se vire com elas (ele faz isso bem e se não fizer, não é problema seu). Lembre-se que pianista de audições e testes está à disposição de centenas de candidatos por dia (e são muitos dias de audição!). Facilite o trabalho dele e terá uma coisa a menos com que se preocupar.

A primeira fase é enviar os currículos. O material exigido para o Hair é currículo e foto de corpo inteiro. Não serão aceitos candidatos menores de idade. Apenas entre 18 e 25 anos (ou que aparentem ter esta idade).

Se você for chamado, aí sim terá a oportunidade de se apresentar para a banca, composta pelos produtores, diretores do espetáculo e seus assistentes. Especialmente nas audições para as produções da dupla Moeller&Botelho, o clima é tranquilo e sem grandes mistérios. Uma característica que também se repete nos ensaios e permeia toda a temporada entre o elenco. É o que se percebe.

Caso seja selecionado, dará início à segunda fase do teste, também conhecida por "call back". Nela, serão pedidas coisas bem específicas, habilidades que serão exigidas na peça. Pode ser dança, cena, novamente o canto. Tudo junto, ou separado.

O diretor da peça Charles Moeller se coloca à disposição no Twitter: @moellerbotelho ou no site que reúne as principais notícias sobre as produções da dupla Moeller&Botelho.

Vale dizer que nesses três anos e meio de vida, temos contribuído para que muitos artistas se qualifiquem bem no canto, sendo aprovados em audições para diversas produções de teatro musical em todo o país.

O Voz Plena mais uma vez deseja boa sorte a todos e se coloca à disposição para aqueles que desejem se preparar para mais essa audição.