sábado, 5 de abril de 2008

Concurso Público para Universidade na Paraíba.

A UFPB está realizando concurso em várias áreas, dentre as quais Teatro, Dança, Canto, Piano e Teoria Musical. O edital completo pode ser visto clicando aqui.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Diz-me Com Quem se Relacionas Que te Direi Que Artista És.

A forma como o músico se relaciona com seu público talvez seja uma das mais importantes estratégias para divulgar o trabalho artístico. Por isso, estão surgindo diversas ferramentas na internet para facilitar o acesso do público à sua arte (ou à minha, quem sabe).

O rapper 50 Cent tem mais de 1 milhão de amigos no MySpace, mas se ele algum dia decidir deixar essa rede social, vai se afastar também desses amigos. Por esse motivo, como cada vez mais artistas, ele está lançando um site de relacionamento social.

No Thisis50.com os fãs podem criar perfis e listas de amigos, como fazem no MySpace, mas 50 Cent tem acesso direto aos usuários do site e a seus endereços de e-mail.

Mais e mais artistas, desde Kylie Minogue e Ludacris até Pussycat Dolls, vêm lançando as próprias redes de relacionamento, que estão se tornando uma espécie de versão de próxima geração dos Web sites dos artistas.

O recurso de relacionamento na rede dá aos fãs uma razão para frequentar um site e fazer visitas mais frequentes do que fariam a um Web site padrão. Os artistas podem vender anúncios em seus sites, oferecer downloads e outros produtos, opções que não teriam no MySpace ou Facebook. Além disso, são donos do conteúdo e dos dados sobre o uso feito pelos fãs de seu site, algo ao qual não têm acesso em outras redes sociais.

"O que diferencia o Thisis50.com do MySpace é que nós controlamos o banco de e-mails", diz Chris "Broadway" Romero, diretor de novas mídias da G-Unit Records, que administra o Thisis50. "Podemos enviar e-mails aos nossos membros, se quisermos."

A idéia não é que o Thisis50 funcione como fã-clube, e sim como uma plataforma para 50 Cent exibir sua música e a música da qual gosta, além de comentar notícias e páginas de perfis de usuários. Já o site WeMix.com, de Ludacris, é mais um ponto focal para artistas principiantes carregarem suas músicas.

As redes de artistas não visam tomar o lugar do MySpace ou Facebook, que tendem a atrair um público mais amplo e mais usuários.

"Os artistas vêem o MySpace e o Facebook como funis que conduzem a suas redes de relacionamento", diz Gina Bianchini, executiva-chefe da Ning, firma que fornece ferramentas de rede para a Thisis50, Sara Bareilles e outros.

A chave para fazer os usuários voltar aos sites é o envolvimento dos artistas - em blogs, comentários em páginas de usuários, imagens exclusivas ou outros conteúdos.

Custa relativamente pouco criar uma rede social se o artista recorre a uma das firmas, em número crescente, que fornecem as ferramentas e os hosts. A Ning, por exemplo, cobra 34 dólares por mês para um site e host. E a Flux trabalha com artistas e selos, recebendo uma porcentagem da receita.

O que é ainda mais importante é que os fãs parecem estar comprando diretamente desses sites. No KylieKonnect, de Kylie Minogue, lançado no ano passado através da britânica New Visions Mobile, quase 25 por cento dos usuários já adquiriram um ringtone, download ou outro produto relacionado, informou a diretora da firma, Julia McNally.

Matéria extráida da agencia Reuters
por Jennifer Netherby

Produção Musical no Brasil. Um Grande Negócio

A seguir, reprodução da matéria que ilustra o resultado da aquisição de 76% da CIE em 2006. Basta dizer que a CIE era até então, responsável pela produção dos maiores musicais produzidos no Brasil (A Bela e a Fera, RENT, O Fantasma da Ópera, Miss Saigon dentre outros). Vejam como o negócio cresceu:

A publicação do Relatório da Administração da Time For Fun (T4F), denominação da antiga CIE Brasil, contem algumas informações que mostram a nova dimensão que a Indústria de Eventos (ou de Entretenimento) está adquirindo no Brasil.

Após a reorganização promovida em maio do ano passado que levou a incorporação das operações na Argentina e no Chile, consolidando o controle acionário da empresa nas mãos de Fernando Altério (56%) e do GIF II, um fundo de pensão gerido pela Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central (20%), permanecendo 24% em poder do Grupo CIE Internacional. A companhia opera três casas em São Paulo (Credicard Hall, Citibank Hall e Teatro Abril), uma no Rio de Janeiro (Citybank Hall) e duas em Buenos Aires (Teatro Opera e Obras Pepsi), além da exclusividade na realização de espetáculos no Estádio Monumental Del Nuñez, em Buenos Aires.

A T4F atua também promoção e organização de shows musicais, espetáculos e eventos artísticos, culturais e de entretenimento em geral (Blue Man Group, Aerosmith, Roger Waters, Miss Saigon e Cirque Du Soleil, entre outros); a prestação de consultoria e assessoria empresarial, mercadológica e organizacional na área de eventos promocionais, através da subsidiária Motivare; promoção e organização de eventos esportivos (são responsáveis pela promoção da Stock Car no Brasil) e a administração de bilheterias, da qual tem a licença exclusiva de utilização do software e da marca Ticketmaster na América do Sul.

O faturamento líquido da T4F que em 2005 era 89,5 milhões atingiu 404,2 milhões no ano passado, 94% superior aos 208,8 milhões de 2006 – um crescimento médio anual de 113%. Esta receita foi obtida com a administração da venda de 10,5 milhões de ingressos vendidos em 2007 e os 3.615.000 espectadores, 146% acima das vendas do ano passado (1.472.000), representando um crescimento médio anual de 64% em relação a quantidade de espectadores de 2005 (1.348.000).

Ainda segundo o Relatório, a atividade de promoção de espetáculos da Times For Fun é bastante diversificada por tipo de conteúdo: música (44%), família (21%), teatro (18%), exposições (12%) e esportes (5%).

Matéria extráida do site Revista de Eventos

segunda-feira, 31 de março de 2008

Quem Canta... Está Cuidando da Saúde

Viena, 31 de Março de 2008

Cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos males, garantem cada vez mais médicos, que recomendam a prática do canto com regularidade, embora os estudos sobre seus efeitos benéficos do canto sejam recentes.

Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam inclusive que cantar deveria ser receitado pelos médicos, afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena.

A especialista critica pais e professores que tentam proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois assim as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som.

"Isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano", afirma Berka-Schmid em declarações à revista de medicina austríaca Medizin Populär.

"Cantar é a respiração estruturada", afirma a médica, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Além disso, garante a doutora, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.

Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo.

Cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional.

As conseqüências de um estímulo nervoso excessivo são típicas dos tempos atuais, afirma a especialista: as pessoas não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações.

Em algumas ocasiões, isso não é possível apenas falando normalmente e, por isso, o canto desempenha um papel essencial. Lembrando o ditado "quem canta, seus males espanta", não há diferenças em cantar sozinho, em dupla, em coro ou no banheiro, assim como não importa se a pessoa desafine, garante Berka-Schmid.

O corpo é o instrumento de que dispomos para nos comunicar e jogar fora a ira acumulada. A respiração varia de acordo com as emoções, pois quem está agitado, por exemplo, tende a respirar de forma diferente de quem está triste.

(Gazeta Mercantil - EFE)