terça-feira, 1 de abril de 2008

Produção Musical no Brasil. Um Grande Negócio

A seguir, reprodução da matéria que ilustra o resultado da aquisição de 76% da CIE em 2006. Basta dizer que a CIE era até então, responsável pela produção dos maiores musicais produzidos no Brasil (A Bela e a Fera, RENT, O Fantasma da Ópera, Miss Saigon dentre outros). Vejam como o negócio cresceu:

A publicação do Relatório da Administração da Time For Fun (T4F), denominação da antiga CIE Brasil, contem algumas informações que mostram a nova dimensão que a Indústria de Eventos (ou de Entretenimento) está adquirindo no Brasil.

Após a reorganização promovida em maio do ano passado que levou a incorporação das operações na Argentina e no Chile, consolidando o controle acionário da empresa nas mãos de Fernando Altério (56%) e do GIF II, um fundo de pensão gerido pela Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central (20%), permanecendo 24% em poder do Grupo CIE Internacional. A companhia opera três casas em São Paulo (Credicard Hall, Citibank Hall e Teatro Abril), uma no Rio de Janeiro (Citybank Hall) e duas em Buenos Aires (Teatro Opera e Obras Pepsi), além da exclusividade na realização de espetáculos no Estádio Monumental Del Nuñez, em Buenos Aires.

A T4F atua também promoção e organização de shows musicais, espetáculos e eventos artísticos, culturais e de entretenimento em geral (Blue Man Group, Aerosmith, Roger Waters, Miss Saigon e Cirque Du Soleil, entre outros); a prestação de consultoria e assessoria empresarial, mercadológica e organizacional na área de eventos promocionais, através da subsidiária Motivare; promoção e organização de eventos esportivos (são responsáveis pela promoção da Stock Car no Brasil) e a administração de bilheterias, da qual tem a licença exclusiva de utilização do software e da marca Ticketmaster na América do Sul.

O faturamento líquido da T4F que em 2005 era 89,5 milhões atingiu 404,2 milhões no ano passado, 94% superior aos 208,8 milhões de 2006 – um crescimento médio anual de 113%. Esta receita foi obtida com a administração da venda de 10,5 milhões de ingressos vendidos em 2007 e os 3.615.000 espectadores, 146% acima das vendas do ano passado (1.472.000), representando um crescimento médio anual de 64% em relação a quantidade de espectadores de 2005 (1.348.000).

Ainda segundo o Relatório, a atividade de promoção de espetáculos da Times For Fun é bastante diversificada por tipo de conteúdo: música (44%), família (21%), teatro (18%), exposições (12%) e esportes (5%).

Matéria extráida do site Revista de Eventos

Nenhum comentário: