segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Dicas de Saúde Vocal nº 2

Olá Leitores do Curupaco!!!

Aí vão as Dicas de Saúde Vocal nº 2!!

Nº 1 - Evite falar muito quando estiver gripado. O tecido que reveste a laringe está inchado e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser de forte agressão;

Quando estamos gripados a melhor solução é o repouso vocal. Quanto menos atividade vocal tanto falada quanto cantada, melhor. Por conta da inflamação do trato vocal que normalmente ocorre nos casos de gripe, o desempenho da voz não é o mesmo e sempre tendemos a forçá-la. Hidratação é muito importante e antes de dormir, gargarejo com água morna e sal também ajudam, pois têm ação relaxante e bactericida. No caso de cantores profissionais em atividade, que muitas vezes não podem cancelar ensaios ou apresentações, aconselhamos o uso comedido da voz cantada e repouso total para a voz falada.

Nº 2 - Nem grave demais, nem agudo demais. O tom ideal para a fala é o tom médio ou uma a duas notas acima deste. O tom levemente agudizado, é o que exige menos esforço para ser produzido, por isso é o ideal para profissionais que usam a voz o dia todo;

É importantíssimo que o profissional da voz tenha a consciência de que é preciso poupar a voz da sobrecarga. A voz na fala cotidiana deve ser econômica para que a mesma seja plenamente satisfatória profissionalmente. A voz pode ser sem muita projeção, mas, com tônus procurando-se um tom levemente agudizado o que facilita a compreensão do ouvinte. Entanda-se como "tom agudizado" uma voz jovial, que, diferentemente da voz aguda, não soe soprosa, com muita ressonância de cabeça. Falar grave ou agudo demais também é abuso vocal.

Nº 3 - Respire bem. É fundamental para se ter uma boa voz. Evite roupa e cintos apertados na região do pescoço e cintura. Comer muito também
dificulta a digestão e a movimentação do diafragma.

A matéria prima da voz é o ar. Sem fluxo aéreo não existe voz. Deve ser evitado tudo o que dificulta uma livre expansão do diafragma como, por exemplo, roupas apertadas e estômago cheio. Procure manter um boa postura no momento da emissão com pescoço e ombros relaxados.

Preparação para Audições

Em meio ao ritmo alucinante que têm sido esses dias, preparando cantores para as audições do musical "A Noviça Rebelde", que será montado por Charles Moeller e Cláudio Botelho, encontrei um tempinho para escrever aqui no Curupaco.

Este musical está atraindo a atenção de uma variedade muito grande de cantores de vários estilos, idades e níveis profissionais, entre homens e mulheres. Acredito que este fenômeno se deve por se tratar de uma obra tão carismática e marcante na vida de muitas pessoas, em várias épocas diferentes (minha irmã canta a música do bode até hoje - imitando o bode, claro).

O que pretendo falar é sobre a preparação dos artistas, que são, em sua maioria, atores, dançarinos e cantores, sejam profissionais ou iniciantes se aventurando no primeiro teste da carreira (como foi o caso do elenco juvenil deste musical). Nós, preparadores vocais, professores de canto, orientadores, instrutores etc, nos esforçamos ao máximo em fazer com que os candidatos rendam o melhor que puderem com o material vocal que ora nos é apresentado. Quando orientamos alguém para uma audição, nem sempre o objetivo principal é o de desenvolver novas descobertas sobre técnica vocal ou estilo, mas, sim, o de adequá-los vocalmente para aquela audição.

Ocorre que, infelizmente, muitos cantores só se dão conta do volume de exigências que esse tipo de preparação requer, quando já é tarde demais. É justamente nestes que quero focar este post.: Dois ou três dias não são suficientes para preparar ninguém (imagino que você, leitor, também saiba disso). É comum "chover" gente na última hora esperando algum tipo de milagre que, sabemos, não acontece jamais. O trabalho de preparação vocal acontece sempre com muita antecedência. Alguns cantores, já se preparam para este musical há muito tempo (e nem pretendem parar de preparar-se tão cedo).

O grande aprendizado para todos nós, é que os cantores que chegam na última hora, acabam se conscientizando de que é necessário um tempo ainda maior para este tipo de preparação e que é preciso estar sempre "em dia" com o trabalho técnico e artístico. Se esta "ficha cair", ao meu ver, basta. É grande coisa, conscientizar-se disso.

Galera da última hora, portanto, procure um preparador vocal, professor de canto, orientador, preparador corporal, técnica de Alexander, Ana Kfouri... tem gente demais prá te ajudar naquilo que você ainda não está suficientemente pronto, portanto, trabalhe! Rale bastante na sua preparação porque a vida no teatro musical não é mansa. Depois de entrar nessa, imagine-se ensaiando oito horas por dia, durante meses e depois, apresentando-se de 5 a 6 vezes na semana durante mais um monte de meses (ou anos). É isso mesmo que você quer? Então, comece a ralar agora!

domingo, 11 de novembro de 2007