terça-feira, 28 de outubro de 2008

Edirol R-09HR


Este é o novo equipamento de gravação de audio adquirido recentemente pelo Voz Plena para a documentação das aulas de canto dos nossos alunos e pacientes de fonoterapia. Fiz logo no início das postagens deste Blog uma resenha sobre diversos gravadores e acabei optando pelo modelo digital e mais moderno da Roland. Há modelos superiores como o Sony PCM D50 e o YamahaPoketrak 2G. Optei pelo que se mostrou eficaz em qualidade de audio e disponibilidade de recursos, além, claro, do preço.
Depois de utilizar por mais de 10 anos os famosos Mini Discs, resolvi abandonar com muito carinho as mídias de discos, apesar de nosso último modelo ser um top de linha, o espetacular Sony MZ RH1 (que, inclusive, estou vendendo acompanhado de microfone estéreo e 20 discos).
Este gravador da Roland aceita cartões SD de até 4GB e grava estéreo em até 96KHz, em 24 bits, ou seja, uma super-qualidade. Acompanha um cartão SD de 256 MB, cabo USB para conexão com o PC, software de edição de audio (Audio Creator LE) e controle remoto.
Há dois níveis de sensibilidade do microfone, o que tem me deixado na dúvida sobre qual usar. O mais sensível dá pico o tempo todo e no menos sensível, a gravação fica baixa demais.
Os formatos suportados podem ser MP3 (320 Kbps) ou wave (24 bits).
Na traseira, vários controles para regulagens específicas (clique sobre a imagem para visualizar). Hold, Limiter/AGC, Plug in Power, Low Cut e Mic Gain. Nas laterais, controles de volume para entrada de audio em linha, entrada de fone de ouvido, microfone externo e linha de um lado e de outro, volume, power e botão liga/desliga. Na parte de baixo, entrada para cartão SD e USB Mini.
O design e ergonomia, como já perceberam, não são o forte do bichinho. Ele é bem leve e isso dá uma impressão de produto frágil, de qualidade inferior. Os microfones são fixos e não há como direcioná-los. O equipamento da Zoom, o H4, possui algumas características matadoras, como Phantom Power e gravação de até 4 canais simultâneos em linha. Fui informado porém que a qualidade da captação não é boa como a do Edirol, mas, bem que eu queria uma mini-mesa de som assim, tão fácil, nas mãos.
Existem algumas fotos com ele montado em um tripé, mas, isso só é possível com um acessório (uma capa, na verdade) que contém uma rosca e não acompanha o produto.
Os controles frontais para busca de arquivos, menus funcionais, led de nível da gravação, velocidade de reprodução, reverb (ótimo) e split são bem posicionados e de acionamento seguro.
O display possui informações sobre o tempo corrido e tempo disponível para gravação, dois indicadores de canais, e nome da faixa.
O que mais motivou a troca de aparelhos, foi a rápida transferência de arquivos para o computador, para armazenamento e a definição de formatos dos arquivos. Além disso, a qualidade de gravação é muitas vezes superior à dos minidiscs, bem como a robustez e a portabilidade da mídia (um cartão de 4 GB equivale a mais de 6 discos comuns!).
O preço deste equipamento é de R$ 1.300,00 em média, no Brasil, quase o dobro do preço nos EUA e Inglaterra.

MÉTODOS DE GRAVAÇÃO ALTERNATIVOS
Tenho gravado aulas com este equipamento, o que permite aos alunos de canto simplesmente comprarem cartões SD (em torno de 29 reais) e leitores de cartão para transferirem o conteúdo para seus computadores.
Cheguei a experimentar a gravação em celular para em seguida enviar por email via wifi ao aluno, mas, isso dispersa muito a atenção entre uma aula e outra, sendo um trabalho a mais para o professor. O método "gravador digital - cartão de memória" tem se mostrado o mais eficaz, evitando a utilização de equipamentos grandes (laptops e desktops), pouco práticos (minidiscs ou K7), de qualidade inferior (maioria dos Mp3 players) e mídias CDs e MDs.

Canto e tecnologia


Não é de hoje que a tecnologia contribui muito para a música. São inúmeros os recursos disponíveis em hardware e software e que poupam um trabalho que há poucos anos duraria horas ou até mesmo dias.
Para nós, cantores, a tecnologia apresenta uma série de recursos ainda desconhecidos por muitos e usados pela minoria. Quem já precisou transpor a tonalidade de uma partitura impressa? Quem já precisou estudar para uma peça coral ou de grupo vocal, sabe como ajuda poder ouvir apenas a melodia do seu registro vocal, ou junto das vozes que escolher. O que dizer então de editar uma partitura, adicionando ou eliminando vozes ou instrumentos que deseja ouvir, modificando o andamento, alterando tonalidades e ainda por cima gravando uma base instrumental para estudo em MIDI ou MP3?
Sei que, para muitos, essas possibilidades não representam uma novidade em si, mas, diga sinceramente, você saberia como fazer? Convivo semanalmente com mais de cem cantores e estou certo de que grande parte destes desconhece essas possibilidades, e, seguramente, menos de uma dezena possui conhecimento para executar essas operações.
Softwares como Encore e Finale, sem contar nos diversos softwares de gravação e a facilidade de gravar em mídia digital, vêm aliar-se aos recursos disponíveis para o cantor que deseja produzir material de divulgação para publicar em sites de relacionamento como My Space (mais indicado para músicos), Orkut (que só dá certo no Brasil) ou no seu site pessoal.
Tornou-se, enfim, inevitável utilizar-se dessas poderosas ferramentas. Mas, se ainda assim, você é do tipo que prefere pagar para outros fazerem, chamo atenção desses "outros" para uma boa oportunidade: que tal passar a oferecer serviços de edição de partituras para seu colega que não sabe ou não quer operar esses softwares. Eis uma ótima oportunidade de incrementar o orçamento. O trabalho de edição de partituras pode chegar a render R$ 25,00 por página.
Segue uma relação de sites onde você poderá encontrar versões demo dos softwares mais usados para edição de partituras e gravação de audio com gravadores multipistas. Lembro que há ainda uma interminável lista de periféricos como placas de som e outros acessórios para possibilitar um trabalho de alto nível técnico, mas, para os cantores que desejam apenas editar suas partituras, registrar suas composições, convertê-las em arquivos MIDI ou MP3, ou criar arquivos em PDF, já é um ótimo começo.
Encore: http://superdownloads.uol.com.br/download/161/encore/
Finale: http://www.finalemusic.com/finale/demo.aspx
Cubase: http://www.steinberg.net/en/products/musicproduction/cubase4_product.html
Sonar: http://superdownloads.uol.com.br/download/187/sonar/