terça-feira, 28 de outubro de 2008

Canto e tecnologia


Não é de hoje que a tecnologia contribui muito para a música. São inúmeros os recursos disponíveis em hardware e software e que poupam um trabalho que há poucos anos duraria horas ou até mesmo dias.
Para nós, cantores, a tecnologia apresenta uma série de recursos ainda desconhecidos por muitos e usados pela minoria. Quem já precisou transpor a tonalidade de uma partitura impressa? Quem já precisou estudar para uma peça coral ou de grupo vocal, sabe como ajuda poder ouvir apenas a melodia do seu registro vocal, ou junto das vozes que escolher. O que dizer então de editar uma partitura, adicionando ou eliminando vozes ou instrumentos que deseja ouvir, modificando o andamento, alterando tonalidades e ainda por cima gravando uma base instrumental para estudo em MIDI ou MP3?
Sei que, para muitos, essas possibilidades não representam uma novidade em si, mas, diga sinceramente, você saberia como fazer? Convivo semanalmente com mais de cem cantores e estou certo de que grande parte destes desconhece essas possibilidades, e, seguramente, menos de uma dezena possui conhecimento para executar essas operações.
Softwares como Encore e Finale, sem contar nos diversos softwares de gravação e a facilidade de gravar em mídia digital, vêm aliar-se aos recursos disponíveis para o cantor que deseja produzir material de divulgação para publicar em sites de relacionamento como My Space (mais indicado para músicos), Orkut (que só dá certo no Brasil) ou no seu site pessoal.
Tornou-se, enfim, inevitável utilizar-se dessas poderosas ferramentas. Mas, se ainda assim, você é do tipo que prefere pagar para outros fazerem, chamo atenção desses "outros" para uma boa oportunidade: que tal passar a oferecer serviços de edição de partituras para seu colega que não sabe ou não quer operar esses softwares. Eis uma ótima oportunidade de incrementar o orçamento. O trabalho de edição de partituras pode chegar a render R$ 25,00 por página.
Segue uma relação de sites onde você poderá encontrar versões demo dos softwares mais usados para edição de partituras e gravação de audio com gravadores multipistas. Lembro que há ainda uma interminável lista de periféricos como placas de som e outros acessórios para possibilitar um trabalho de alto nível técnico, mas, para os cantores que desejam apenas editar suas partituras, registrar suas composições, convertê-las em arquivos MIDI ou MP3, ou criar arquivos em PDF, já é um ótimo começo.
Encore: http://superdownloads.uol.com.br/download/161/encore/
Finale: http://www.finalemusic.com/finale/demo.aspx
Cubase: http://www.steinberg.net/en/products/musicproduction/cubase4_product.html
Sonar: http://superdownloads.uol.com.br/download/187/sonar/

Nenhum comentário: