segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Família Addams

Estão abertas as inscrições para o musical "The Addams Family", que será produzido pela Time for Fun (T4F), em São Paulo.

O musical estreou em abril de 2010 em NY e foi indicado para dez Tony's, tendo vencido apenas um, o de Drama Desk Award Outstanding Set Design (fonte www.ibdb.com).

O cartaz que exibimos foi encaminhado pelos produtores e apresenta uma série de especificações que podem confundir alguns cantores (mesmo os mais experientes em audições) e até mesmo professores de canto, por isso, merece algumas explicações.

  1. Quando um produtor solicita "experiência comprovada", não quer dizer que você tenha que ter participado de um musical, mas sim, que tenha feito aulas com frequência em uma ou todas as habilidades requeridas. Melhor ser bem honesto para não fazer feio na hora;
  2. Onde se referem à "Classificação Vocal" exigida é que ocorrem os principais estranhamentos. Começemos com os homens. A ordem da classificação já é equivocada: tenores, baixos e barítonos (o correto seria colocar em uma ordem crescente ou decrescente, pois os baixos são as vozes masculinas mais graves). Outra: qual seria a diferença entre tenor potente e bari-tenor? Será que é a diferença entre tenor "com muita pressão" e "tenor grave"? Não sei, mas, caso seja, qual a diferença entre bari-tenor e barítono agudo? Acredite, poderia sim ser bem mais simples;
  3. Nas classificações femininas o erro de classificar fora da ordem se repete e só ajuda a confundir: começam com mezzos, depois sopranos e em seguida, contraltos. Sopranos, como são mais agudas, deveriam estar nas extremidades da lista (no inúcio ou no fim, assim como tenores);
  4. Soprano com belt em ré (D5)? Existe sim, mas, vamos ver se o cachê paga;
  5. Enfim, peça ajuda ao seu professor de canto e esclareça suas dúvidas. Não se espante se ele também se confundir, pois a lista da T4F parece ter sido feita com uma certa pressa;
  6. Caso não faça a menor idéia do que seja tessitura vocal, saiba que este é o nome científico para extensão vocal, ou seja, qual a sua nota mais grave e a mais aguda. É bom especificar também o registro, ou seja, em que extensão você tem registro de peito, misto e cabeça.
Claro que este post é dirigido àqueles menos familiarizados com o canto, mas, aqui vai um alerta (já dado no início): até mesmo profissionais e professores de canto encontrarão divergências sobre a forma de especificar que tipo de cantores estão querendo para este musical. O chamado é, no mínimo, inespecífico, deixando no ar uma idéia de "seja qual for a voz que tenha, venha audicionar prá gente".

Mas, não se engane, as canções deste musical são bem complexas e de muito boa qualidade, exigindo excelentes habilidades com canto coral.

Desejamos boa sorte a todos que pretendem enviar seus materiais.
Lembramos que o Voz Plena frequentemente prepara diversos artistas para audições e possui professores extremamente qualificados para preparação de audições de teatro muscial.

Assista a seguir um trecho deste musical: