quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O Corpo Que Nos Revela



Neste vídeo, a pesquisadora Amy Cuddy demonstra que podemos mudar a forma como as pessoas nos percebem e a até mesmo a química do próprio corpo simplesmente mudando a linguagem corporal.

No artigo Power Pose, editado pelo site "Working Knowledge" da Harvard Business School, ela detalha mais sobre como a "pose do poder" pode influenciar no comportamento do cérebro e como todo o corpo assimila a idéia proposta.

Cantores são extremamente suceptíveis a estas mudanças e a relação corpo/voz/expressão, sendo que neste último, inclui-se todas as idéias a respeito da canção como significado, contextualização, significância, relevância, dentre diversos outros aspectos.

Ao alterar uma idéia corporal, é possível que toda a energia se reorganize e o coloque na posição do ser que a está representando.

CoreSinging® é uma técnica que trabalha essencialmente a organização energética voltada para o canto e está completamente relacionada ao corpo e como ele o ajuda a cantar. Foi procurando compreender melhor este mecanismo que procurei a professora Meribeth Daymes, criadora da abordagem e me tornei o único Professor de Canto do Brasil habilitado a trabalhar com estas ferramentas. Os resultados são realmente incríveis.