terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Gravando aulas de canto



Algo que sempre vejo as pessoas questionando sobre aulas de canto, é sobre a melhor forma de gravar as aulas. Penso que, em primeiro lugar, cada um deve escolher o método de gravação com o qual esteja mais habituado ou tenha maior habilidade e conhecimento para depois verificar se está realmente disposto a aprender a utilizar equipamentos com maior tecnologia. É uma questão de perfil sim, mas, mesmo que você seja do tipo que prefere o "bom" e velho K7, saiba que existem aparelhos de manuseio bem simples e que vão fazer a maior diferença no resultado das suas aulas de canto e é sobre esses aparelhos que vou falar neste post.

Os gravadores digitais que estão no mercado são compactos (uns mais que outros), gravam em estéreo em formatos MP3 e Wave, possuem diversas interfaces e features que diferem uns dos outros. Aceitam cartões de memória (SD, MMC, CF etc) ou guardam o conteúdo das gravações em um HD próprio. Enfim, as marcas trabalham para conferir aos seus produtos o valor que for mais interessante para elas e seus consumidores, por isso irão adequá-los da forma que melhor lhes convier. Não farei uma resenha das habilidades de cada aparelho. Ele será mais um desfile de marcas e modelos, para que você conheça melhr as opções que vão além do I-pod ou Mini-Disc com microfone estéreo (ah, esses aparelhinhos novos já vêm com microfones estéreo embutidos, não é o máximo?).

Um bom gravador é essencial para captar com alta fidelidade as características do seu som, possibilitando que você tenha mais condições de reconhecer suas propriedades de ressonância, por exemplo, reproduzindo-as com segurança em casa ou no seu ambiente de estudo da voz. Isso exige que uma boa captação do audio seja indispensável, coisa impossível de se fazer com um MP3 player de 10 reais. Por isso, prepare-se para desembolsar um dinheirinho razoável neles, mas, pesquise bem, pois, a faixa de preço é ampla, começando na casa dos R$ 600,00, podendo custar até R$ 3.000,00.

Nesta lista, encontram-se modelos diversos, alguns já disponíveis em lojas de instrumentos musicais, computer music e grandes lojas de varejo. são eles:
1 - Edirol R09
2 - Gemini I-Key Plus
3 - Korg MR-1
4 - Sony PCM D1
5 - Zoom H4
6 - MAudio Microtrack 2496
7 - Zoom H2 Handy 2 Track.

São sem dúvida, as melhores opções do mercado e, como o leitor pode ver, variam muito de design e funções. Há diversos releases sobre cada um deles nas páginas dos fabricantes, na blogsfera, You Tube e por aí vai, por isso, divirta-se com sua pesquisa, pois, como disse no início, minha idéia com este post é simplesmente apresentá-los a você para que faça sua escolha. Aos fabricantes desses produtos, digo que estou completamente à disposição para testá-los e postar nossas impressões no dia-a-dia das aulas (garanto que não vou reclamar nem um pouco).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dicas de Saúde Vocal Nº 4

Olá, leitores do Curupaco!

Espero que as dicas estejam ajudando-os a cuidar mais e melhor de sua voz. A seguir, mais três dicas que poderão esclarecer algumas de suas dúvidas. Não perca a conta: estas são as "Dicas de Saúde Vocal" Nº 4!
Nº 1 - Evite a ingestão do leite e seus derivados. Queijo, manteiga, iogurte,chocolate, sorvete, entre outros, aumentam a viscosidade do muco do trato vocal;
As gorduras contidas no leite e seus derivados, bioquimicamente, “engrossam” a secreção que umidifica a mucosa que reveste o trato vocal. Sendo assim, temos uma maior sensação de pigarro, prejuízo da ressonância e a articulação.
Nº 2 - Coma maçã. Ela é uma ótima 'aliada' da saúde vocal!! É adstringente,ou seja, limpa o trato vocal ajudando a reduzir saliva espessa da boca e faringe e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras;
Ao contrário do que falamos anteriormente sobre o leite, a maçã deixa a mucosa que recobre o trato vocal com uma viscosidade adequada. Ela age como uma “esponja”, deixando a saliva menos espessa.
Nº 3 - Atenção com a postura! Enquanto estiver falando e cantando, sempre que possível, mantenha a postura do corpo sempre reta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça.
A postura ideal para a fonação é a cabeça reta. Isto é importantíssimo para que não haja um desnivelamento entre as pregas vocais no momento da vibração. Se a cabeça está virada para o lado direito, por exemplo, a prega vocal esquerda está mais esticada que a direita. Se isso se tornar um hábito, a prega vocal esquerda ficará sobrecarregada, pois estará sempre compensando um movimento deficitário da prega vocal contra-lateral.

Alguns cantores também têm o hábito de levantar a cabeça na emissão de notas agudas e abaixá-la nas notas graves. Normalmente esta é uma movimentação intuitiva que tem como objetivo de facilitar a emissão. A impressão de que facilita vem do fato de que quando levantamos a cabeça nos agudos apertamos a laringe para cima e para frente, e quando abaixamos a cabeça nos graves comprimimos a laringe para baixo. Ambos os movimentos são ajustes desnecessários, denotam falta de técnica e são maléficos em longo prazo.

Vale a pena ressaltar que a caixa torácica, o abdômen e o baixo ventre devem estar sempre livres para expandir na respiração. Portanto, cuidado com a postura habitual, inclusive quando se está sentado.