segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dicas de Saúde Vocal Nº 4

Olá, leitores do Curupaco!

Espero que as dicas estejam ajudando-os a cuidar mais e melhor de sua voz. A seguir, mais três dicas que poderão esclarecer algumas de suas dúvidas. Não perca a conta: estas são as "Dicas de Saúde Vocal" Nº 4!
Nº 1 - Evite a ingestão do leite e seus derivados. Queijo, manteiga, iogurte,chocolate, sorvete, entre outros, aumentam a viscosidade do muco do trato vocal;
As gorduras contidas no leite e seus derivados, bioquimicamente, “engrossam” a secreção que umidifica a mucosa que reveste o trato vocal. Sendo assim, temos uma maior sensação de pigarro, prejuízo da ressonância e a articulação.
Nº 2 - Coma maçã. Ela é uma ótima 'aliada' da saúde vocal!! É adstringente,ou seja, limpa o trato vocal ajudando a reduzir saliva espessa da boca e faringe e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras;
Ao contrário do que falamos anteriormente sobre o leite, a maçã deixa a mucosa que recobre o trato vocal com uma viscosidade adequada. Ela age como uma “esponja”, deixando a saliva menos espessa.
Nº 3 - Atenção com a postura! Enquanto estiver falando e cantando, sempre que possível, mantenha a postura do corpo sempre reta, no eixo, porém relaxada, principalmente a cabeça.
A postura ideal para a fonação é a cabeça reta. Isto é importantíssimo para que não haja um desnivelamento entre as pregas vocais no momento da vibração. Se a cabeça está virada para o lado direito, por exemplo, a prega vocal esquerda está mais esticada que a direita. Se isso se tornar um hábito, a prega vocal esquerda ficará sobrecarregada, pois estará sempre compensando um movimento deficitário da prega vocal contra-lateral.

Alguns cantores também têm o hábito de levantar a cabeça na emissão de notas agudas e abaixá-la nas notas graves. Normalmente esta é uma movimentação intuitiva que tem como objetivo de facilitar a emissão. A impressão de que facilita vem do fato de que quando levantamos a cabeça nos agudos apertamos a laringe para cima e para frente, e quando abaixamos a cabeça nos graves comprimimos a laringe para baixo. Ambos os movimentos são ajustes desnecessários, denotam falta de técnica e são maléficos em longo prazo.

Vale a pena ressaltar que a caixa torácica, o abdômen e o baixo ventre devem estar sempre livres para expandir na respiração. Portanto, cuidado com a postura habitual, inclusive quando se está sentado.

Nenhum comentário: