segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Preparação para Audições

Em meio ao ritmo alucinante que têm sido esses dias, preparando cantores para as audições do musical "A Noviça Rebelde", que será montado por Charles Moeller e Cláudio Botelho, encontrei um tempinho para escrever aqui no Curupaco.

Este musical está atraindo a atenção de uma variedade muito grande de cantores de vários estilos, idades e níveis profissionais, entre homens e mulheres. Acredito que este fenômeno se deve por se tratar de uma obra tão carismática e marcante na vida de muitas pessoas, em várias épocas diferentes (minha irmã canta a música do bode até hoje - imitando o bode, claro).

O que pretendo falar é sobre a preparação dos artistas, que são, em sua maioria, atores, dançarinos e cantores, sejam profissionais ou iniciantes se aventurando no primeiro teste da carreira (como foi o caso do elenco juvenil deste musical). Nós, preparadores vocais, professores de canto, orientadores, instrutores etc, nos esforçamos ao máximo em fazer com que os candidatos rendam o melhor que puderem com o material vocal que ora nos é apresentado. Quando orientamos alguém para uma audição, nem sempre o objetivo principal é o de desenvolver novas descobertas sobre técnica vocal ou estilo, mas, sim, o de adequá-los vocalmente para aquela audição.

Ocorre que, infelizmente, muitos cantores só se dão conta do volume de exigências que esse tipo de preparação requer, quando já é tarde demais. É justamente nestes que quero focar este post.: Dois ou três dias não são suficientes para preparar ninguém (imagino que você, leitor, também saiba disso). É comum "chover" gente na última hora esperando algum tipo de milagre que, sabemos, não acontece jamais. O trabalho de preparação vocal acontece sempre com muita antecedência. Alguns cantores, já se preparam para este musical há muito tempo (e nem pretendem parar de preparar-se tão cedo).

O grande aprendizado para todos nós, é que os cantores que chegam na última hora, acabam se conscientizando de que é necessário um tempo ainda maior para este tipo de preparação e que é preciso estar sempre "em dia" com o trabalho técnico e artístico. Se esta "ficha cair", ao meu ver, basta. É grande coisa, conscientizar-se disso.

Galera da última hora, portanto, procure um preparador vocal, professor de canto, orientador, preparador corporal, técnica de Alexander, Ana Kfouri... tem gente demais prá te ajudar naquilo que você ainda não está suficientemente pronto, portanto, trabalhe! Rale bastante na sua preparação porque a vida no teatro musical não é mansa. Depois de entrar nessa, imagine-se ensaiando oito horas por dia, durante meses e depois, apresentando-se de 5 a 6 vezes na semana durante mais um monte de meses (ou anos). É isso mesmo que você quer? Então, comece a ralar agora!

Nenhum comentário: