segunda-feira, 21 de junho de 2010

Deixe o Sol Brilhar! Audições para o musical Hair, no Rio.

Muitos cantores passam algum tempo (meses, anos) à espera de uma audição para um espetáculo como este. O elenco é grande e a variedade de tipos também. Pode ser que as habilidades requeridas em canto nem sejam muito exigidas por haver muitas peças de conjunto e, a considerar o que temos visto por aí, os principais já estão previamente escolhidos. Entretanto, é bom não escorregar e caprichar na escolha da música.

Escolha algo que seja do repertório de teatro musical e que tenha a ver com as canções do espetáculo para o qual você está audicionando. Esteja seguro da música que vai cantar. Saiba ela de cór, de trás prá frente e de cabeça prá baixo (debaixo d'água também é bom!). ATENÇÃO: não indicamos cantar temas de pop/rock nacional, MPB ou algo que não tenha a ver com o estilo, logo, estude bem o musical, ouça a trilha sonora, veja tudo o que tiver no You Tube, 4Shared, Jukebox (é o que todo mundo faz!).

Leve a partitura que será executada por um pianista, ao vivo, sem dobrar ou colar. Leve folhas presas por um clips e deixe que o pianista se vire com elas (ele faz isso bem e se não fizer, não é problema seu). Lembre-se que pianista de audições e testes está à disposição de centenas de candidatos por dia (e são muitos dias de audição!). Facilite o trabalho dele e terá uma coisa a menos com que se preocupar.

A primeira fase é enviar os currículos. O material exigido para o Hair é currículo e foto de corpo inteiro. Não serão aceitos candidatos menores de idade. Apenas entre 18 e 25 anos (ou que aparentem ter esta idade).

Se você for chamado, aí sim terá a oportunidade de se apresentar para a banca, composta pelos produtores, diretores do espetáculo e seus assistentes. Especialmente nas audições para as produções da dupla Moeller&Botelho, o clima é tranquilo e sem grandes mistérios. Uma característica que também se repete nos ensaios e permeia toda a temporada entre o elenco. É o que se percebe.

Caso seja selecionado, dará início à segunda fase do teste, também conhecida por "call back". Nela, serão pedidas coisas bem específicas, habilidades que serão exigidas na peça. Pode ser dança, cena, novamente o canto. Tudo junto, ou separado.

O diretor da peça Charles Moeller se coloca à disposição no Twitter: @moellerbotelho ou no site que reúne as principais notícias sobre as produções da dupla Moeller&Botelho.

Vale dizer que nesses três anos e meio de vida, temos contribuído para que muitos artistas se qualifiquem bem no canto, sendo aprovados em audições para diversas produções de teatro musical em todo o país.

O Voz Plena mais uma vez deseja boa sorte a todos e se coloca à disposição para aqueles que desejem se preparar para mais essa audição.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Eu estou a espera para saber se vou ser chamada para a audição ou não. Caso sim, queria saber que música seria melhor escolher ou se por acaso tem uma lista com algumas dicas de partituras para teatro musical. Estou um pouco sem rumo e queria escolher bem a minha música. Se puder ajudar agradeceria muito. Obrigada Camila Araujo

Leo Lodi disse...

Camila,

somente agora vi sua postagem e peço desculpas, pois estive viajando. De qualquer forma, saiba que é praticamente impossível dar alguma indicação de música para audições sem conhecer sua voz. Quem fizer isto estará se arriscando muito e, principalmente, permitindo que você se arrisque ainda mais a fazer uma escolha inadequada. Só recomento que tome cuidadoe que faça aulas de canto.