quinta-feira, 17 de abril de 2008

Novo disco do BR6


Esta é a capa do terceiro album do BR6, na minha opinião, o grupo vocal de maior destaque no Brasil, atualmente. Para respaldar minha opinião, tenho ao meu lado a iniciativa da produção da Rede Globo, que colocou uma das canções deste CD na próxima novela das seis e da CASA (The Contemporary A Cappella Society) , que conferiu o prêmio Best Jazz Album, uma das mais prestigiadas categorias do prêmio CARA 2008 (Contemporary A Cappella Recording Award), uma espécie de Grammy para os lançamentos internacionais de grupos vocais. No site do grupo é possível ouvir algumas faixas.

O trabalho foi lançado inicialmente nos EUA e aterrissa agora no Brasil, nas asas da Biscoito Fino, responsável pelo lançamento do primeiro álbum do grupo, o ótimo e também premiado Música Popular Brasileira A Cappella.

A nova formação conta com Marcelo Caldi (Tenor), Augusto Ordine (Barítono) e Naife Simões (Percussão Vocal) que, somados aos "antigos" Crismarie Hackemberg (soprano), Simô (baixo) e Deco Fiori (tenor), dão corpo ao BR6. Tive a oportunidade de assistir às três apresentações do grupo deste ano até agora: no teatro Café Pequeno, Armazém Digital Leblon e Sala Baden Powell, todas no Rio de Janeiro. O grupo se mostrou em evolução, apresentando uma significativa melhora a cada show. Acredito porém, que a mão do diretor Fernando Lobo venha contribuir para a incorporação de um trabalho cênico e corporal mais arrojado, pois isto se faz necessário. A próxima oportunidade para assistir ao grupo será na Modern Sound (RJ), onde haverá o lançamento do disco em um show gratuito, no dia 19 de maio, uma segunda-feira.

A última (e ótima) novidade que bateu à porta do grupo foi a contratação por cinco anos, de duas turnês anuais no Japão, onde "Here to Stay" também será lançado.

O Brasil tem ótimas formações de grupos vocais que, infelizmente, não têm seu trabalho reconhecido. A única iniciativa de maior escala que já existiu para promovê-los, foi justamente empreendida pela Rio Acappella, empresa da Crismarie e seu marido Cilan, o Forum Rio Acappela e o Festival Rio Acappella de Grupos Vocais. Ambos foram projetos espetaculares, sempre tendo a troca de informações e conhecimento como tônica. Fico na torcida para que este novo e grande passo do "BR" também contribua para abrir espaço para a projeção dos bons grupos vocais e arranjadores existentes no Brasil.

Recentemente, em conversa particular com a Crismarie, única mulher no grupo, uma reflexão dela, quase que um pensamento em voz alta que escapou sem querer, me chamou a atenção: "O barco estava no cais, com as velas içadas, aí, passou um vento e levou...". É assim mesmo. A gente faz a nossa parte, se prepara, corre atrás. Uma hora encontramos o nosso vento (ou ele encontra a gente).

Agora, o que você está fazendo aí? Vai logo visitar o site dos meninos! http://http//www.vocalbr6.com

Clique aqui e veja a crítica de Mauro Ferreira.

Nenhum comentário: