Olá leitores do Curupaco!!!
Aí estão as dicas de Saúde Vocal Nº 3
Nº 1 - Tenha uma alimentação saudável. Isso evita problemas como “refluxo gastroesofágico” que pode lesar a mucosa do trato vocal, causando problemas vocais;Refluxo gastroesofágico é o retorno involuntário do conteúdo gástrico para o esôfago. Este refluir, muitas vezes, não se detém ao esôfago, podendo entornar para dentro da laringe, e chegar à boca. O suco gástrico é altamente corrosivo (ácido) para a mucosa do trato vocal o que pode irritar ou danificar tecidos que não estão adaptados à presença deste material potencialmente nocivo. Havendo o refluxo, haverá irritação e inflamação da mucosa laríngea, podendo resultar em disfonia.
O tratamento com o médico gastroenterologista é fundamental, mas para diminuir os sintomas do RGE, evite comer gorduras e frituras, chocolate, menta, chá preto e mate, sucos cítricos (ácidos), bebidas alcoólicas, alho e cebola. Alimentar-se antes de dormir também deve ser evitado.
Cuide de si, cuide da sua voz!
Nº 2 - Não fume. A aspiração da fumaça provoca um superaquecimento no trato vocal, ocasionando um agravamento patológico da voz, além de muitasvezes desencadear o câncer de laringe;
Várias pesquisas já confirmaram o quanto o fumo é nocivo à saúde. E no trato vocal a fumaça causa ressecamento, tosse, irritação de toda a mucosa, edema e aumento da produção de secreção que gerará o pigarro constante, típico do fumante. Todos estes fatores são altamente prejudiciais à voz!
O tabagismo, bebida alcoólica e abuso da voz são os principais causadores do CÂNCER de laringe. Os primeiros sintomas são rouquidão, cansaço vocal, dor na garganta, dor muscular no pescoço e fadiga.
Nº 3 - Mulheres em período de menstruação podem ficar com as pregas vocais edemaciadas (inchadas), portanto, a voz pode não ter o desempenho ideal principalmente nos agudos. Não force a sua voz!
Quando está inchada, a prega vocal não vibra com a mesma facilidade. Isto ocorre porque há uma mudança da sua freqüência vibratória, tornando a voz mais grave. Numa nota aguda, por exemplo num F4 (698Hz), as pregas vocais vibram 698 vezes por segundo! Por conta disso, neste período, é necessário um aquecimento vocal mais cuidadoso.
Não force a voz buscando uma sonoridade perfeita. Se for possível, adie os compromissos, ou faça-os poupando som. Os distúrbios da voz são comuns nos dias que antecedem o início do fluxo menstrual e também nas 48 horas da menstruação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário