Muito bem.
Tem alguém aí?
Alô.
Algum comentário? Até aqui, exatamente 10. Isso mesmo. Dos mais de 50 posts publicados até agora, só 10 pessoas fizeram suas "vocalizações" comentando os artigos, chamados para audições, críticas e divulgações de espetáculos.
Convidei para participar deste blog vários professores de canto e profissionais de outras áreas para falarem sobre assuntos diversos, sempre relacionados ao canto, como o dia a dia do cantor, suas dificuldades e as dos professores também! Técnica vocal, estilos, críticas etc, etc, etc. Até agora, como podem ver só eu e a Luciana Oliveira (minha fono mais querida) temos nos visto motivados a escrever a você, leitor do Curupaco. Tudo bem, não posso obrigar os colaboradores a ter esse trabalhão que é entrar no blog, digitando login, senha (mais uma senha, meu Deus!) e o escambau para daí escrever umas linhas, um comentário, uma curiosidade ou notícia.
Tudo bem! Estou então escrevendo para você (será que você existe?) para me comprometer com você: de agora em diante, seja qual for a sua dúvida sobre o canto - mesmo que pergunte "Leo, como é que se respira para cantar?" me esforçarei ao máximo em responder. Não é marketing pessoal, quero mesmo é ajudar as pessoas a compreenderem melhor as dificuldades que envolvem a arte de cantar. O Voz Plena foi criado pra isso. Não detemos o "grande conhecimento do segredo supremo da técnica vocal", como apregoam muitos professores de canto por aí, mas, sim, aprendemos todos os dias um jeito de despertar em nossos cantores uma forma de fazê-lo dentro dos melhores e mais avançados conceitos que envolvem a técnica vocal, compromissos entre estética e estilo, a "arte do canto", interpretação, trabalho corporal, cênico, fisiologia, ou seja, arriscaria dizer que TUDO sobre cantar!
Sendo assim, eu o convido a me desafiar. Vamos, pergunte. Mande um email para leolodi@vozplena.com e faça a sua pergunta. A mais descabida, cabeluda e instigante. Sendo sobre canto, EU PUBLICAREI AQUI a resposta e me comprometo a preservar a sua identidade também prá não pagar o grande mico de "perguntar uma coisa imbecil demais", coisa que, para mim, não existe. Perguntar é um sinal de inteligência. No Voz Plena aprendemos diariamente que a sua dúvida pode ser a de muitos e é por isso que eu estou aqui me comprometendo.
Até agora, tenho publicado TUDO o que acho interessante sobre o canto, as ferramentas existentes para ajudar cantores, divulgando audições para teatro musical e outros espetáculos, dando dicas, críticas e orientações. Blog é prá ser livre, por isso, este post vai assim mesmo, "no tapa", caso alguns dos colaboradores esteja ainda aguardando uma inspiração genial para escrever algo "interessante" sobre o canto aqui no Curupaco.
Este Blog começa oficialmente com este post. Se tem mesmo alguém aí, me diga o que quer saber sobre canto. Qualquer coisa. Técnica, estilo, repertório, ciência, astrofísica aplicada ao canto, yoga, patinação... eu buscarei a resposta com os especialistas caso não saiba responder. Gente como Felipe Abreu, Mirna Rubim, Caroll Mac Davitt, Martha Herr, Seth Riggs, Robert Edwards, Hubbert Noe, Ingo Titze, Richard Miller, Pavarotti, Elvis Presley, nenhum deles vai me negar uma resposta, tenho certeza.
Ficarei aguardando. E continuarei postando.
Em breve, algumas traduções muito interessantes do site/blog "ToreadorSong".
Um grande abraço.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Este Blog Começa Aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá eu sou de Recife, sou ator,cantor e bailarino, fiz apenas um musical pq aqui em Recife musical é coisa rara, to falando musical de verdade pq tem gente que faz uns playbacks e dubla (eca!).
Gostaria de saber se vcs da voz plena têm pretenções de abrir escolas em outras regiões do Brasil.
Recife é muito carente desse tipo de formação, há escolas de canto,dança e interpretação. há grupos de ópera,teatro e dança, mas nenhum de musicais, é tudo muito segmentado.Os atores só falam, os bailarinos só dançam e os cantores são duros como tábuas.
bem esse é o lugar que eu vivo.
acho que vou terminar indo para o sudeste mesmo:(
Postar um comentário