terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Dicas de Saúde Vocal nº 6

Olá pessoal!!
Espero que tenham cuidado da voz nesses dias de folia!
Prá vocês, o Dicas de Saúde Vocal Nº 6.

No 1 - Cuidado com o ar condicionado! O resfriamento do ambiente é realizado através da redução da umidade ar, provocando ressecamento do trato vocal.
A exposição prolongada ao ar condicionado faz com que respiremos um ar com pouca umidade. Este fato resulta num ressecamento das vias aéreas e a hidratação é fundamental para minimizar esse transtorno. Conforme vimos nas Dicas de Saúde Vocal Nº 1, manter o corpo hidratado é condição básica para se ter uma boa voz.

No 2 - Gelado ou fervendo? Nenhum dos dois. Alimentos e bebidas em temperaturas extremas causam choque térmico nas pregas vocais.
Sabemos que os alimentos não passam diretamente pelas pregas vocais, mas passam pela faringe que se localiza logo atrás da laringe. Quando comemos ou bebemos algo muito quente ou gelado, provocamos um choque térmico, que é uma brusca diferença de temperatura. Para as pregas vocais, isso é altamente prejudicial e normalmente em resposta a essa agressão, muito muco é produzido causando o pigarro.

No 3 - Não sussurre! Ao contrário do que se pensa, o sussurro é produzido com esforço pelas pregas vocais.
Se quisermos poupar a voz, dentre outros cuidados, devemos falar sem muito volume, mas nunca sussurar. O som soproso, com muito ar, característico do sussurro é um ajuste não natural das pregas vocais. Há um esforço relevante para a produção desse som!

Nenhum comentário: