sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cantores de São Paulo se organizam

A Revista Concerto divulgou no mês de abril a fundação da ACOSESP - Associação dos Cantores Profissionais de Ópera do Estado de São Paulo. O cenógrafo Cléber Papa está à frente desta novíssima instituição, que já começa a arrecadar verbas para dar início ao seu funcionamento, com a contribuição anual de R$ 100,00 de cada membro.

A finalidade principal da Associação é inserir o canto lírico e a ópera nas esferas federal, estadual e municipal, discutindo e propondo o desenvolvimento de programas de fomento e legislação específica, pleiteando assento nos fóruns de cultura, maior participação do setor em atividades culturais regulares, apoiar (e buscar apoios) para auxiliar a formação profissional.

“Nós somos todos aqueles ressentidos com o vazio das relações com a ópera, com os modelos que estão implantados e promovem nossa exclusão, como as dificuldades de financiamento, seja através de leis de incentivo via renúncia fiscal, seja pela falta de leis de fomento específicas, de fundos de cultura, fundos de investimento, de estímulo ao empreendedorismo e impostos justos. Nós somos todos os ressentidos com a falta de sensibilidade para as nossas questões no limitado diálogo com o poder público, em todas as esferas, e com empresas patrocinadoras. Nós somos todos os cantores, regentes, cenógrafos, diretores cênicos, figurinistas, pianistas, músicos, maquiadores, maquinistas, preparadores dec orpo, camareiras, iluminadores, técnicos de som, montadores, motoristas, costureiras, arquivistas, jornalistas, publicitários, designers, compositores – uma extensa e complexa cadeia produtiva geradora de riquezas e renda -, que se sentem afetados pela falta de políticas públicas e programas para a expansão da ópera. (...) A nossa realidade é a da falta de sensibilidade para as questões da ópera, por nossa responsabilidade”, escreve Papa, do Conselho Consultivo da ACPOESP.

O "board" da associação é composto por:

Diretor Executivo
João Moreira Reis

Diretor Executivo Adjunto
Gabriella Pace

Diretor Administrativo Financeiro
Carlos Eduardo Vieira

Diretor Administrativo Financeiro Suplente
Mauro Wrona

Conselho Fiscal
Adélia Issa, Cristiane Rosseto, Eduardo Janho-Abumrad, Sebastião Teixeira

Presidente do Conselho Consultivo
Cleber Papa

Conselho Consultivo
Júlio Medaglia, Sérgio Casoy, Abel Rocha Rosana Caramaschi, Luiz Gustavo Petri

Compartilho da opinião de que o canto lírico necessita sim de mais espaço nas programações das principais corpos artísticos do país. Há grandes cantores no Brasil e grandes cantores brasileiros cantando nos Estados Unidos e Europa, principalmente. Enquanto países como Venezuela, Peru e Argentina aparentam tratar melhor da questão, com grande apoio dos Governos Federais.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.